O que não falar para uma pessoa com depressão?

Pesquisas recentes mostram que o número de pacientes diagnosticados com depressão subiu de 11,3% antes da pandemia para 13,5% em 2022. Quanto mais se aumenta o raio de amostragem da pesquisa, os dados são assustadoramente maiores. Portanto é necessário saber como lidar com pessoas acometidas por este quadro. 

Deseja saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, preparamos o post a seguir com as mais importantes dicas sobre o que não falar para uma pessoa com depressão. Não deixe de continuar a leitura!

Entendendo o que é a depressão

A depressão é uma condição que causa alterações de humor significativas. É considerada como o “Mal do Século” e tida como quadro psiquiátrico mais recorrente em todo o mundo, acometendo indivíduos de todas as idades, sem distinção de sexo ou condição social. 

As circunstâncias negativas da vida cotidiana de fato podem nos causar tristeza. No entanto, geralmente são encontradas formas de superá-las.  Nos quadros de depressão, a tristeza não dá tréguas, mesmo que não haja uma causa aparente. 

Provoca perda de prazer em coisas que antes declaradamente faziam bem e grande oscilação de pensamentos, que resultam em comportamentos prejudiciais à saúde e até mesmo à vida. 

Quais são os principais sintomas da depressão?

Além das alterações de humor significativas já citadas anteriormente, a depressão possui diversos sinais e sintomas, que podem ser simultâneos ou isolados. Veja abaixo os principais:

  • Ansiedade e angústia;
  • Perda do sentimento de prazer;
  • Medo e insegurança intensos;
  • Desinteresse;
  • Sentimento de inutilidade;
  • Interpretação distorcida da realidade;
  • Sentimento permanente de culpa e inutilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Ideias suicidas;
  • Baixa autoestima.

O que não falar para uma pessoa com depressão?

Existem diversas formas de ajudar pessoas próximas que tenham o quadro de depressão. Uma delas é ter o conhecimento de várias frases e expressões que jamais devem ser ditas. Incentivar coisas boas sempre é bem-vindo, mas é importante prestar atenção em suas palavras. Veja a seguir alguns exemplos:

  1. “Depressão é frescura”:

Esta frase demonstra total sentimento de irrelevância e desconsideração ao sofrimento pelo qual a pessoa está passando. Vale ressaltar que achar que uma doença que atinge 320 milhões de pessoas no mundo é mera “frescura” seria um pensamento desumano e ilógico.

  1. “Por que você não sai dessa cama e vai se distrair?” 

Pessoas com depressão que chegam ao ponto de se isolar, geralmente já perderam o total prazer nas atividades sociais. É de extrema importância não forçar a barra para uma postura “good vibes”. O descaso com a situação do paciente pode ser intensamente prejudicial à saúde.

  1. “Todos temos problemas, você ainda está melhor do que muita gente!”

Comparações podem causar o sentimento de autopunição nas pessoas com depressão. Todos temos alguns problemas, porém isso não diminui a importância do outro e a dor que ele enfrenta.

  1. “Por que você não faz algo para sair dessa?”

Pessoas com depressão têm na maioria dos casos perdas significativas de energia. Por mais que sua intenção seja de ajudar, estes dizeres podem fazer com que elas se sintam ainda mais para baixo, culpando-se como inúteis ou insuficientes.

  1. “Você precisa tomar o controle e melhorar de uma vez”

Sair da depressão não se trata de mero esforço e claramente não é algo que se consiga sozinho. Exige acompanhamento especializado. A pessoa simplesmente está perdida e não vê o caminho para sair de todo esse sofrimento.

Não cometa o erro de incentivar algo que, naquele momento, se mostra fora do alcance das condições do paciente, pois você estará colaborando para agravar o nível do sentimento de impotência.

Então, com a leitura deste post, você se informou dos principais pontos que não se deve falar com pessoas que apresentam o quadro de depressão. Portanto, caso tenha pessoas próximas nesta situação, não hesite em seguir as dicas aqui citadas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp