emoção

Enfrentamento de doenças: estratégias focadas na emoção

Cada um de nós reage às situações da vida de uma maneira diferente, mas dentro de cada reação, certamente fazemos uso da emoção. Fator este que pode ser utilizado como estratégia no processo adaptativo do enfrentamento de situações corriqueiras e até mesmo  doenças.

Quer saber mais sobre o tema? Então você está no lugar certo! Aqui daremos as principais informações. Não deixe de ler!

O que é a estratégia de enfrentamento focada na emoção?

A Terapia Focada nas Emoções é um modelo integrativo que vem de uma corrente humanista da Psicologia. Foi criada e vem sendo desenvolvida pelo psicólogo Leslie Greenberg e sua equipe. 

Ainda, esta abordagem ajuda a desenvolver a inteligência emocional, partindo da ideia de que as emoções são adaptativas, mas podem tornar-se problemáticas pelo fato das  pessoas as evitarem ou devido a traumas. 

Assim, a emoção funciona como um sinalizador das necessidades e vontades em cada momento. Com o aumento do foco na emoção, a pessoa vai se tornando mais consciente e compreendendo melhor o que se passa consigo em cada momento.

O foco na emoção e no “aqui e agora” é sempre o trabalho de primeira fase nesta abordagem. No fundo, este modelo procura ajudar a pessoa a compreender a importância de entrar em contato com a emoção, mesmo que possa ser um passo desconfortável. 

Para compreender melhor o conceito de foco, basta pensar no fato de que a pessoa nunca vai poder mudar algo que não conhece. Assim sendo, torna-se possível mudar um estado emocional se conhecer a emoção e o que ela representa. 

A Terapia Focada nas Emoções é um modelo de terapia intenso e exigente, mas que dá muitos frutos de mudança e é uma enorme ajuda para a pessoa se conhecer melhor e resolver conflitos internos.

Qual o principal objetivo da estratégia focada na emoção?

A principal ideia é de que não existem emoções “boas” e “más”. Todas as emoções são guias, que se manifestam através de sensações corporais para que a pessoa possa perceber o que precisa em cada momento. 

Porém, a ideia deste modelo não é só falar sobre as emoções, mas sobretudo entrar em contato com as mesmas, ou seja, experienciá-las. No caso, torna-se essencial que exista uma aliança terapêutica de confiança e segurança entre o paciente e o terapeuta. 

A mudança terapêutica passa pelo aumento da consciência emocional, assim como o desenvolvimento da capacidade de lidar com as emoções de forma mais produtiva.

Para quem esta estratégia focada na emoção é indicada?

Para o aplicação desta metodologia não existem perfis nem faixas etárias específicas. É para todas as idades e pode ser indicada para várias situações. Isso porque ela serve para conduzir o paciente de encontro a seus comportamentos, emoções e sentimentos, visando o enfrentamento de diversas situações e até mesmo doenças.

Por isso, listamos os seguintes motivos mais comuns que levam as pessoas a procurar por este método:

  • Ao se sentir triste durante algum tempo;
  • Dificuldade em resolver algum problema;
  • Por sentir dificuldade em praticar o autoconhecimento;
  • Ao passar por problemas no trabalho, seja por falta de concentração ou relacionamento;
  • Se está sempre tenso e ansioso pelo que há de vir;
  • Quando tem atitudes prejudiciais a si próprio e a outras pessoas.

Então, caso identifique questões como estas em você, pode ser um sinal de que a terapia pode te ajudar a superar condições e ter mais bem-estar emocional. Procure um profissional devidamente qualificado e de sua confiança.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp