Hungry overweight woman holding hamburger on a wooden plate, Fried Chicken and Pizza on table, During work from home, gain weight problem. Concept of binge eating disorder (BED).

Sinais de Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar é um transtorno psicológico que pode surgir a partir de crises de ansiedade, alterações hormonais, dietas muito restritivas ou como consequência de uma grande perda.

Por isso, é importante saber reconhecer os sinais dessa condição antes que ela se instale definitivamente. Neste post, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre eles.

1) Comer excessivamente

A compulsão alimentar se caracteriza pelo excesso de alimentos ingeridos, mesmo que o indivíduo não tenha fome, seguido do sentimento de culpa. Geralmente, essa atitude resulta em mal-estar e problemas intestinais. 

Enfim, comer até passar mal não é saudável e provoca diversos desconfortos no estômago, no fígado e nos rins. Assim como todo o corpo, é preciso saber identificar e respeitar os limites na ingestão de alimentos.

2) Não fazer as refeições com a família

Um comportamento muito frequente em quem sofre com compulsão alimentar é se esconder durante o momento das refeições. O objetivo é evitar que os familiares e amigos percebam o excesso e façam comentários.

Dessa forma, para fugir do julgamento alheio, o indivíduo procura um momento a sós com os alimentos. Essa atitude evidencia como essa alimentação compulsiva é encarada com vergonha por quem sofre com o transtorno.

3) Comer sem fome

Os carboidratos e açúcares são alimentos que oferecem uma intensa sensação de prazer. Neste sentido, para compensar os sentimentos negativos, muitas pessoas abusam na ingestão desses itens, mesmo sem ter fome ou necessidade de comer. 

4) Culpa após as refeições

Quem sofre com a compulsão alimentar não consegue se controlar quando a vontade de comer chega. Com isso, come excessivamente, muito além do que realmente precisa. Essa atitude é mantida de forma consciente.

Assim, após comer excessivamente, o que resta é a culpa. Esse peso na consciência é ainda mais comum em quem realiza dietas restritivas, fazendo com que todo o esforço não traga resultados.

5) Descontentamento com a aparência

Um dos principais gatilhos para o aparecimento da compulsão alimentar é a baixa autoestima. Quando o indivíduo sente-se mal consigo mesmo e com seu corpo, tende a ficar angustiado e frustrado.

Para aliviar essas emoções negativas e equilibrar os sentimentos, tendem a comer compulsivamente, obtendo a sensação de prazer e bem-estar que o ato de se alimentar proporciona.

6) Comer rápido demais

Quem sofre com essa compulsão costuma sofrer com ansiedade, principalmente quando a sensação de fome se instaura. Com isso, buscam uma fonte imediata de prazer para aliviar as emoções.

Neste sentido, sentem a necessidade de se alimentar em excesso e com rapidez, o que pode prejudicar o processo digestório e levar ao desenvolvimento de diversos problemas de saúde.

7) Buscar no alimento o alívio das emoções

Em suma, não é incomum que pessoas com depressão ou ansiedade desenvolvam, em algum momento da vida, um quadro de compulsão alimentar. Isso porque, encontram na comida uma válvula de escape para todas as suas angústias. A chamada fome emocional surge para suprir a falta de emoções positivas, de afeto ou de vontades. 

Enfim, a compulsão alimentar é uma condição grave de saúde e que precisa ser tratada o quanto antes. Além disso, quem sofre com depressão precisa redobrar a atenção, pois há um grande risco para o desenvolvimento dessa compulsão.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp