Quando a tristeza passa a ser preocupante

Quando a tristeza passa a ser preocupante?

No Brasil, pesquisas recentes mostram que 93% dos entrevistados, em suas rotinas, sentem-se nervosos, tensos ou preocupados. Mais de 73% apresentam cansaço geral e 78% apresentam tristeza extrema. Essa tristeza extrema pode representar sérios riscos à saúde.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura. A seguir, apresentaremos pontos importantes sobre esta condição.

O que é a tristeza?

A Tristeza é um sentimento geralmente passageiro, como, por exemplo, uma mágoa resultante de uma situação negativa, ou luto com a perda de um ente querido. Em alguns casos, é considerado saudável e até importante, pois ajuda no equilíbrio dos sentimentos durante os momentos de perdas ou sofrimentos ocasionais. 

Ademais, é um sentimento natural e faz parte da vida. A tristeza e seu estado normal, geralmente não atinge a produtividade. Mesmo com ela, você consegue cumprir suas tarefas e responsabilidades do dia a dia, mesmo que com um pouco menos de vontade e de mau humor.

Quais são as causas?

As causas da tristeza geralmente são experiências dolorosas com consequências consideradas frustrantes, infelizes e estressantes, como a perda de um familiar, um divórcio, o desemprego, uma doença grave ou o rompimento de uma amizade.

Quando a tristeza passa a ser preocupante?

De fato, somos de carne e osso, temos sentimentos e sabemos que ninguém é feliz o tempo todo, por isso, obviamente em algum momento nos sentiremos tristes. Até que o tempo passa, e nós nos cercamos de pessoas amigas, recuperamos nossas forças e seguimos.

Um dos principais indícios de que você deve se preocupar com a sua condição é quando a tristeza atinge diretamente a sua produtividade. Caso note que você está deixando de fazer coisas constantemente, afastando-se dos amigos, da família e preferindo se isolar devido a tristeza que está sentindo, é nessas horas que você necessita de cuidados especiais.

Como identificar se a tristeza é, na verdade, um caso de depressão?

Um aspecto importante que auxilia na identificação é a duração. A tristeza dura algumas horas ou alguns dias. Em casos preocupantes e de uma possível evolução para um quadro de depressão, a tristeza dura meses.

Uma diferença importante que deve ser ressaltada é a tristeza ser o resultado de algum acontecimento. A partir do momento que a tristeza é desencadeada sem motivo concreto, ou até mesmo motivos ambientais, ou genéticos, podemos claramente estar diante de um quadro de depressão.

Além disso, é de extrema importância deixar claro que a tristeza não tratada somada a outros fatores pode acabar formando uma bola de neve e como consequência desenvolver uma condição depressiva.

Veja abaixo alguns sinais de que você deve se preocupar com a tristeza:

  • Não ter interesse ou o prazer em atividades que antes eram divertidas;
  • Perder ou ganhar peso sem ter feito alterações na dieta;
  • Ter problemas com sono (dormir pouco ou dormir demais);
  • Ter explosões de raiva, mesmo por motivos bobos;
  • Estar sempre cansado, com pouca energia ou lento;
  • Sentir dificuldade para se concentrar ou para tomar decisões;
  • Ter sentimento de culpa ou de inutilidade.

Então, lidar com a tristeza natural, não chega a ser um passo difícil. Já diante de um quadro de depressão a tarefa ganha uma dificuldade maior. Se você identificar algum dos sintomas citados neste texto, não se cale, procure imediatamente ajuda especializada. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp