Medicamentos psiquiátricos

Medicamentos psiquiátricos causam dependência?

Você já deve ter ouvido que os medicamentos psiquiátricos causam dependência. Será mesmo que eles tornam os usuários dependentes? Até que ponto esse tipo de medicação vicia?

Os medicamentos psiquiátricos são receitados pelos especialistas, a fim de complementar o tratamento de distúrbios mentais. Como qualquer medicação, eles podem apresentar efeitos colaterais. Este artigo aborda o assunto,  e descubra se a dependência é um desses efeitos.

O que são medicamentos psiquiátricos?

Denominados psicofármacos, esses remédios fazem parte de um grupo de substâncias químicas psicoativas que agem sobre o sistema nervoso central, produzindo alterações  na percepção, emoções e no comportamento de quem os consome.

Medicações psiquiátricas causam dependência?

Não é uma regra, mas é possível. Os medicamentos de tarja preta, vendidos exclusivamente sob prescrição médica, apresentam maiores riscos de o usuário se tornar dependente. Na própria embalagem e na bula costuma aparecer sinalizado que o abuso do medicamento pode causar dependência.

Grupo de medicamentos com tarja preta corresponde a psicotrópicos que podem exercer ação estimulante do sistema nervoso central ou ação sedativa, tranquilizante e ansiolítica.

Medicamentos da família dos benzodiazepínicos apresentam maiores possibilidades de provocar dependência física e química. Seu uso deve ser controlado e orientado pelo psiquiatra, a fim de minimizar os riscos.

Há medicamentos psiquiátricos que não causam dependência?

Medicamentos psiquiátricos com tarja vermelha também precisam de receituário especial para serem comprados, mas, diferentemente dos remédios de tarja preta, eles não causam dependência. Os remédios de tarja vermelha incluem antipsicóticos, antidepressivos e anticonvulsivantes.

Medicamentos psiquiátricos são vilões ou aliados?

Os psicofármacos são medicamentos como quaisquer outros, mas a área de ação é distinta, uma vez que atua sobre o sistema nervoso central. Assim como um antibiótico, um antiácido, um anti-inflamatório, o uso de medicamentos psiquiátricos pode apresentar consequências desejáveis e indesejáveis, benefícios e prejuízos, vantagens e riscos. O especialista ponderará os prós e contras, avaliará o risco-benefício, analisará as especificidades de cada caso e adotará o melhor protocolo de tratamento possível.

O que pode influenciar o desenvolvimento da dependência?

Ter a necessidade de usar remédios psiquiátricos por um longo período é bem diferente de estar viciado. A dependência química pode estar relacionada a múltiplos fatores, como aspectos da personalidade, carga genética, estilo de vida, dosagem da substância, etc.

Isso quer dizer que não basta que a substância seja potencialmente viciante. Para produzir dependência precisa haver uma combinação com outros fatores e características individuais do usuário.

Como diminuir os riscos de dependência?

O passo fundamental para diminuir os riscos de dependência é evitar a automedicação e priorizar o acompanhamento psiquiátrico especializado. Somente o médico pode indicar o tipo, dosagem e período de utilização ideal para cada caso.

Quer saber mai? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp