Estresse Pós-Traumático

Estresse Pós-Traumático: Saiba Como Identificar Os Sintomas

Conforme a plataforma Manuais MSD, cerca de 4% da população mundial adulta sofre com o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Trata-se de um quadro comum em quem enfrenta situações trágicas, como guerras, desastres naturais e outras tragédias.

Você já ouviu falar em TEPT? Sabe como ela é causada? Conhece os principais sintomas relacionados ao quadro? Então, você precisa ler este post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas.

O que é o transtorno de estresse pós-traumático?

O TEPT é um transtorno psicológico que provoca medo excessivo após lidar com eventos chocantes, perigosos e assustadores. Em alguns casos, essa condição pode acontecer em decorrência de alguma alteração repentina no dia-a-dia, como a perda de um ente querido ou  o abuso sexual na infância.

Ainda, o medo é uma reação normal e essencial para os humanos e os animais, pois ajuda a lidar com os perigos da vida. No entanto, o transtorno de estresse pós-traumático provoca um medo excessivo e constante ao realizar tarefas simples e sem haver um motivo aparente.

Além disso, o TEPT é um distúrbio de ansiedade que se caracteriza por um conjunto de sinais físicos, emocionais e psíquicos, em decorrência de ter sido vítima ou testemunha de situações traumáticas. A principal característica de quem sofre com esse transtorno é, ao recordar o trauma, reviver o episódio, sentindo a mesma sensação de dor ou medo.

Como é causado?

Existem diferentes causas que levam ao desenvolvimento deste transtorno. As situações traumáticas que desencadeiam o transtorno estão relacionadas a ameaças à vida em sua dimensão psíquica, física e social, como, por exemplo:

  • combate em guerras;
  • violência doméstica;
  • abuso sexual;
  • acidente automobilístico;
  • ameaças de morte;
  • testemunhar outras pessoas sendo agredidas;
  • catástrofes naturais
  • situações de violência, sequestro, roubo, tortura e assalto.

Além disso, quem lida com esses eventos relata que revive o episódio como se estivesse acontecendo naquele momento, provocando a mesma angústia, dor e medo. A revivescência, como é chamada essa recordação, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais. 

Contudo, ainda não se sabe por que um mesmo trauma pode causar TEPT em algumas pessoas e não provocar em outras. 

Como identificar os sintomas?

Em suma, os sintomas do TEPT podem surgir em qualquer pessoa que já tenha enfrentado algum trauma, independente de idade ou gênero. Assim, os principais sinais que ajudam a identificar esse transtorno são: 

  • reações emocionais excessivas, tais como, episódios de pânico, distúrbios de sono, falta de concentração, hipervigilância, irritabilidade, medo de morrer, etc.;
  • o paciente evita o contato com pessoas, lugares ou atividades conectadas com o trauma;
  • re-experiência traumática: o indivíduo tem flashbacks do episódio, seja em pesadelos ou em lembranças espontâneas e involuntárias;
  • distanciamento emocional: há uma considerável diminuição do interesse afetivo por outras pessoas ou por atividades que antes considerava prazerosa;
  • sensação de impotência e incapacidade para se proteger do perigo, desesperança sobre o futuro e sensação de vazio.

Enfim, com a leitura deste texto, você conheceu tudo o que há de mais relevante sobre o transtorno de estresse pós-traumático. Portanto, se você já passou por experiências trágicas ou tem algum familiar com sinais semelhantes aos mencionados, procure ou encaminhe-o para um psicólogo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp