Síndrome de burnout

Síndrome de burnout: o que é e como tratar?

O estresse e cansaço relacionado ao trabalho tem nome e ele foi batizado como Síndrome de Burnout. Sim, é isso mesmo! Esse distúrbio psíquico é caracterizado pelo esgotamento profissional. No Brasil, inclusive, cerca de 30% dos trabalhadores relataram isso numa pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma). De acordo com eles, o alto índice de demissões, a competitividade acirrada, as cobranças diárias por melhores desempenhos e qualificações os deixam muito estressados e desmotivados, a ponto de se sentirem incapazes mentalmente e fisicamente. Você conhece alguém que se enquadra nesse contexto? Então, veja com prevenir e tratar o problema!

Quais são as principais causas da Síndrome de Burnout?

As relações interpessoais abusivas, aliadas às tarefas exaustivas são fatores que favorecem o surgimento desse tipo de transtorno. No entanto, outros motivos também são responsáveis por essa manifestação:
  • ficar muitas horas no trânsito para chegar ao trabalho;
  • receber cobranças excessivas por desempenho;
  • trabalhar longas jornadas;
  • assumir muitas responsabilidades;
  • executar um volume de trabalho acima do adequado;
  • vivenciar conflitos com colegas de trabalho;
  • dormir insuficientemente.

Como os sintomas se manifestam?

Embora esse seja um distúrbio que afeta principalmente as emoções, o corpo físico também é prejudicado pelos sintomas. Por exemplo, as pessoas que passam por esgotamento profissional geralmente sentem cansaço exagerado, dor de cabeça frequente, transpiração constante, falta de ar, fadiga, dor muscular, enxaqueca, alergia, problemas gastrointestinais, coceira crônica, além de pressão alta. Os indícios emocionais também são evidenciados por meio de ansiedade, irritabilidade, desmotivação, depressão, desânimo intenso, preocupação excessiva, insônia, complexo de inferioridade, esquecimento, falta de concentração, procrastinação.

Como é o tratamento da Síndrome de Burnout?

Depois do diagnóstico, os pacientes são submetidos a um tratamento multidisciplinar, a fim de que eles possam se autoconhecer e recuperar autoestima. Por isso, além do tratamento psicológico, eles são orientados a praticar mudança de hábitos. Ou seja, o sucesso da terapia também depende da implementação de um estilo de vida mais saudável como a pratica de exercícios físicos, relaxamento, consumo de alimentos nutritivos. O envolvimento da família e dos amigos também é fundamental nesse processo, pois isso ajuda os pacientes a recuperarem a autoconfiança. E dependendo da complexidade, o especialista pode prescrever uso de antidepressivos e até internação.

É possível prevenir?

Algumas medidas são fundamentais quando falamos de prevenção. Em alguns casos, as mudanças de hábitos ajudam significativamente nesse processo. Por exemplo, se para chegar ao trabalho você passa muito tempo dentro do carro ou transporte público, então, tente tornar esse percurso mais agradável. Como? Procure levar consigo o seu livro favorito ou selecione a sua playlist para ir ouvindo durante o caminho. É fato que a maioria das pessoas trabalham muito e quase não tem tempo para praticar outras atividades, já que também cumprem uma segunda jornada quando chegam em casa. Nesse caso, mesmo que seja um período curto, tire um tempo para você meditar, fazer exercícios. Outra forma de prevenção tem a ver com o autoconhecimento. Ou seja, procure se conhecer e aprenda a canalizar melhor as suas emoções. Além disso, tente não levar para o lado pessoal as cobranças feitas no trabalho e converse com os responsáveis pela gestão da empresa sobre os possíveis desgastes. Com essas pequenas ações, por exemplo, é possível se prevenir da Síndrome de Burnout. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp